sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

PUC-RJ cria plataforma sobre história da Amazônia com dados públicos

PUC-RJ cria plataforma sobre história da Amazônia com dados públicos


Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
23/02/2022

Pesquisadores do Departamento de Economia da PUC do Rio de Janeiro criaram uma plataforma que conta a história da região amazônica por meio de dados públicos compilados de forma simples, interativa e acessível.

É a Data Zoom Amazônia. Nela, o usuário pode cruzar dados do IBGE; do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; do Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis; do Imazon, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, e do Mapbiomas.

O coordenador operacional do projeto, Francisco Lima, explica que qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre a Amazônia Legal pode facilmente extrair, tratar e compilar dados pela plataforma.

Além das visualizações, o usuário pode ter acesso a histórias que são contadas a partir dessas buscas. Por exemplo, dá para conhecer quais as atividades econômicas mais dinâmicas da Amazônia Legal; os municípios com maiores índices de progresso social; e a área desmatada de cada um dos 772 municípios distribuídos pela da área que envolve nove estados.

Francisco Lima, da PUC-Rio, destaca ainda que a iniciativa faz parte de um projeto maior, em prol da preservação da região: o Amazônia 2030.

Para conhecer essa '‘biblioteca’' de informações sobre a região amazônica, basta acessar datazoomamazonia.com.br.
*Com produção de Ariane Póvoa.
Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.