USP desenvolve plataforma sobre bactérias multirresistentes

USP desenvolve plataforma sobre bactérias multirresistentes


Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo
29/03/2022

Pesquisadores da USP – a Universidade de São Paulo - desenvolveram a plataforma One Health Brazilian Resistance, que reúne dados sobre as bactérias multiresistentes.

O objetivo desse banco de dados é contribuir para o monitoramento e controle da disseminação dessas bactérias, principalmente aquelas que são classificadas como de prioridade crítica pela OMS.

A doutoranda da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Fernanda Esposito, que integra o projeto, explicou qual o perigo dessas bactérias super resistentes. Até o momento, o banco de dados conta com aproximadamente 500 cepas e outras 200 devem ser adicionadas até o fim do ano. Fernanda explicou ainda como essa plataforma pode ajudar no desenvolvimento da Ciência e na prevenção de surtos.

A ideia dessa plataforma é também expandir o conhecimento sobre o assunto para a América Latina. Para isso, os pesquisadores brasileiros estão em contato com estudiosos da Argentina, Chile, Equador e Uruguai para definir uma dinâmica de trabalho. A plataforma pode ser acessada no endereço: onehealthbr.com
Com colaboração da Agencia Brasil.

Fonte: EBC

Comentários