segunda-feira, 23 de maio de 2022

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico


Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
20/05/2022

Com o slogan ``Produtos Orgânicos, Saudáveis por Natureza", o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou nesta sexta-feira a Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, que está em sua décima oitava edição.

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

No Brasil para comercializar esses alimentos, é preciso ter os selos oficial dos orgânicos e o oficial do produtor.

Virgínia Lira, Coordenadora de Produção Orgânica do Mapa, explica que a iniciativa pretende ainda reforçar para a população os princípios da produção orgânica, por meio da sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de produção.

A principal diferença do cultivo dos alimentos orgânicos é a não utilização de produtos químicos, como agrotóxicos. De acordo com o MAPA, atualmente existem cerca de 24 mil produtores no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

Durante a campanha, vão ser realizadas atividades de divulgação nos estados e no Distrito Federal, entre elas, como é feita a fiscalização e controle para a garantia da qualidade orgânica.

Ao desconfiar que um produto não orgânico está sendo vendido como se fosse, o consumidor pode denunciar direto na ouvidoria do Ministério da Agricultura pelo e-mail: ouvidoria.mapa@agricultura.gov.br.

Se quiser confirmar a veracidade de um produto, é possível fazer isso de casa, acessando gov.br/agricultura/organicos. A busca é feita pelo do número do CPF ou CNPJ no cadastro nacional de produtores orgânicos.
Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.