sexta-feira, 20 de maio de 2022

Relatório da ONU aponta fracasso humano no combate à mudanças no clima

Relatório da ONU aponta fracasso humano no combate à mudanças no clima


Leda Letra - Repórter da ONU News - Lisboa (Portugal)
18/05/2022

O relatório Estado do Clima, lançado esta quarta-feira, mostra a “triste repetição do fracasso humano em combater os problemas climáticos”. Essa é a opinião do secretário-geral das Nações Unidas sobre o documento produzido pela Organização Meteorológica Mundial, OMM.

António Guterres destaca “recordes alarmantes” atingidos em 2021 em várias frentes: aumento do nível do mar, aquecimento dos oceanos, concentração de gases de efeito estufa e acidificação dos oceanos”.

O chefe da ONU é bastante claro ao afirmar que o “sistema energético global está quebrado” e com isso, estamos “cada vez mais próximos de uma catástrofe climática”.

Guterres lembra que os combustíveis fósseis são um caminho sem saída e ressalta que a guerra na Ucrânia e seus efeitos sobre o preço da energia é outro aviso para que o mundo acorde. Ele reforça que o único futuro sustentável é um futuro renovável.

O secretário-geral acredita dar tempo de mudar a situação, mas para isso, “o mundo precisa agir ainda nesta década e manter a meta de 1,5”, se referindo ao aumento da temperatura média global a no máximo 1,5 graus Celsius acima dos níveis da era pré-industrial.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.