quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Agenda 21 é tema principal de ciclo de palestras realizado pela Proex

Agenda 21 é tema principal de ciclo de palestras realizado pela Proex 1/8/2013
Natasha Dias

 
Fotos: Frederico Canequela
 
Mesa de abertura composta por Maria Lúcia Melo Teixeira,Wainer da Silveira e pelo vice-diretor da Faculdade de Educação, Marcos Pinheiro
 
Público atento às palestras
 
Karla Matos fala sobre a Agenda 21
 

Em tempos onde a sustentabilidade deixou de ser assunto principal nos grupos de movimentos ambientalistas e passou a ser preocupação de governos, empresas e cidadãos, a universidade se tornou extremamente importante para o avanço de debates e pesquisas a esse respeito. Para debater o assunto, no dia 31 de julho, ocorreu o 3° Ciclo de Palestras sobre Sustentabilidade na Universidade, realizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFF.
Para o pró-reitor de Extensão, Wainer da Silveira, eventos como esse são importantes, pois incentivam projetos de pesquisa relacionados ao meio ambiente e proporcionam uma maior interação com a sociedade devido ao impacto imediato das iniciativas. "A universidade é o local de geração e transferência de conhecimento, e nós, hoje, precisamos muito deste conhecimento", enfatizou Silveira.

O tema central do encontro foi a Agenda 21, definida na Conferência Rio-92 como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, que engloba métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

A coordenadora do Núcleo Especial da Agenda 21 do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Karla Matos, explicou que, com a criação da Agenda 21, foi estabelecida a importância de cada país se comprometer a refletir sobre a forma com que os governos, organizações não governamentais e empresas podem cooperar para soluções em relação aos problema socioambientais.

Outros temas também foram abordados, como a política dos resíduos sólidos, licitações sustentáveis e inclusão. Além da participação de Karla Matos, as palestras foram ministradas pelo professor e assessor de Ciências da Escola Parque, André Bocchetti; pelo professor do Departamento de Planejamento em Saúde da UFF, Armando Cypriano; e pelo professor do Departamento de Análise Geoambiental da UFF, Sérgio Ricardo da Silveira Bastos. A mediação foi realizada pela geógrafa e professora do Colégio Universitário Geraldo Reis da UFF Daniela Egger.

O encontro foi organizado pelo programa Ações Sustentáveis na UFF, que faz parte da Coordenação de Difusão e Fomento à Extensão (CDFEx), com o intuito de se preocupar com questões ambientais relacionadas à comunidade acadêmica.

A coordenadora do CDFEx, Maria Lúcia Melo Teixeira, disse que para uma universidade trabalhar com sustentabilidade, deve aplicar no seu cotidiano, em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, conceitos de sustentabilidade. "O programa busca divulgar os projetos ambientais que já existem e incentivar a criação de novos, além de promover a cultura do desenvolvimento sustentável." explicou a coordenadora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.