terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Evolução tecnológica no zoneamento evita perdas na produção agrícola

Evolução tecnológica no zoneamento evita perdas na produção agrícola


Novas tecnologias facilitam o zoneamento, orientando o produtor com maior precisão

 
Brasil Rural
No AR em 10/12/2018 - 05:00

O assunto desta segunda-feira (10) no Brasil Rural é o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). O programa conversou sobre o tema com o pesquisador da Embrapa Agropecuária Eduardo Monteiro.

Ouça no player abaixo:

De acordo com o pesquisador, o avanço do conhecimento agronômico que ocorre nas diversas regiões do Brasil, através dos centros de pesquisa da Embrapa, consegue informações detalhadas e precisas sobre a agricultura, melhorando a qualidade do zoneamento.
Eduardo afirmou que o próprio produtor pode observar e analisar o resultado e, assim, determinar quais as épocas de maior sucesso para a cultura. O zoneamento observa a região, a cultura e o período.
 “Ao longo do ano, a variação das condições meteorológicas em cada estação modifica muito o resultado final da cultura. Então a metodologia do zoneamento tenta identificar os momentos ideais de maneira a maximizar os ganhos e diminuir os riscos de perdas”, explicou o pesquisador.
O zoneamento é baseado em séries históricas de dados. Ele pode ser acessado por qualquer produtor, no site do Ministério da Agricultura.
Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.