terça-feira, 9 de maio de 2017

Investimentos em bioeconomia são o caminho para vencer as desigualdades, afirma secretário

Investimentos em bioeconomia são o caminho para vencer as desigualdades, afirma secretário

Por Ascom do MCTIC
Publicação: 08/05/2017 | 10:22
Última modificação: 08/05/2017 | 11:02
 
Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Jailson de Andrade, lembrou que ações voltadas ao tema estão incluídas na Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia (Encti). Ele participou de evento no BioTIC, novo parque tecnológico de Brasília (DF).

Secretário Jailson de Andrade destacou que a bioeconomia é um dos eixos abordados na Encti.
Crédito: Ascom do MCTIC

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Jailson de Andrade, afirmou que é preciso intensificar os investimentos em bioeconomia para vencer as desigualdades locais e nacionais e criar um mundo mais justo. Ele participou, nesta sexta-feira (5), da abertura do 1º Diálogo BioTIC: Iniciativas de Inovação para a Bioeconomia, que debate a temática para sensibilizar, informar e conectar atores relevantes à iniciativa. O BioTIC é o novo parque tecnológico de Brasília (DF), inaugurado em janeiro deste ano.
"Esse novo parque tecnológico é altamente inovador. Investir em bioeconomica é o caminho para vencer as desigualdades e ter um mundo mais justo. A bioeconomica tem papel de destaque na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação [Encti]. As ações do ministério e as estratégias nacionais estão alinhadas. Nós precisamos intensificar a produção de biomassa para uso de alimentos ou energias, pois isso significa minimizar o uso da terra, da água e do meio ambiente", afirmou.
A área destinada ao BioTIC possui 1,2 milhão de metros quadrados e localiza-se entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília. O empreendimento poderá abrigar cerca de mil empresas e gerar aproximadamente 25 mil empregos diretos. Para o governador Rodrigo Rollemberg, Brasília tem vocação para se tornar referência em inovação e pesquisa.
"Brasília pode vir a ser o grande polo de desenvolvimento científico e tecnológico do país. A cidade que tem o maior número de doutores por habitantes do Brasil e uma logística privilegiada, com um conjunto de instituições de pesquisa como a Embrapa e a Fiocruz. Tudo isso reforça essa vocação da cidade. Esse parque será um divisor de águas no nosso modelo de desenvolvimento. Temos que criar esse ambiente de empreendedorismo e inovação para que empresas do Brasil e do exterior tenham interesse de investir em Brasília", disse.
Além de atrair startups e multinacionais, o parque tecnológico vai contribuir para estimular a cooperação e a criação de negócios entre as empresas, universidades e institutos de pesquisa. A organização do 1º Diálogo BioTIC é da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). "Eu espero que esse investimento possa trazer empregos e inovação para o Distrito Federal", afirmou o presidente da Fibra, Jamil Bittar.
 
Fonte: MCTIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.