quinta-feira, 12 de julho de 2018

CNPq lança chamada do Doutorado Acadêmico para Inovação

CNPq lança chamada do Doutorado Acadêmico para Inovação




Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Ter, 03 Jul 2018

 Ao todo, serão 200 bolsas concedidas


Com o objetivo de fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança o Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI) por meio de chamada de seleção de propostas.

A chamada visa fomentar a cooperação das ICTs com empresas por meio do envolvimento de alunos de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial.

A iniciativa é um aprimoramento do programa, lançado há quatro anos, na forma de projeto piloto, na Universidade Federal do ABC (UFABC) que, segundo o diretor de Cooperação Institucional do CNPq, José Ricardo de Santana, já conta com resultados consolidados, como a primeira tese defendida em 2017.

"A chamada está baseada nessa ação piloto e representa uma a oportunidade para que instituições de diversas regiões do país se candidatem e busquem obter os resultados conseguidos nessa primeira experiência", afirma Santana.

O programa busca contribuir para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no País, ao mesmo tempo em que pretende fortalecer os Sistemas Regionais de Inovação. O bolsista desenvolverá sua tese como aluno regular em um curso de pós-graduação existente devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à Empresa Parceira, à qual o projeto de doutorado está relacionado.

Para o diretor do CNPq, a chamada é de grande importância para a popularização da produção científica do país. "A iniciativa desta Chamada do CNPq traz um instrumento relevante para o avanço da produção científica e tecnológica com foco em inovação, que é um dos grandes desafios nacionais. O Doutorado Acadêmico para Inovação busca ampliar a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, a partir de projetos oriundos de demandas dos segmentos empresariais e governamentais", completa.

O prazo de submissão das propostas começa dia 13 de julho e vai até o dia 26 de outubro de 2018. 

Veja aqui a Chamada na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.