segunda-feira, 9 de julho de 2018

Roterdã ganha parque reciclado com resíduos de plástico retirados do mar

Roterdã ganha parque reciclado com resíduos de plástico retirados do mar

EFE Imane Rachidi, Roterdã (Holanda) 
9 jul 2018

EFE/Imane Rachidi
EFE/Imane Rachidi

A cidade de Roterdã, na Holanda, abre o primeiro parque reciclado da Europa, uma plataforma flutuante elaborada de plásticos coletados da água, projetada pelo arquiteto holandês Ramon Knoester, que confessou à Agência Efe sua obsessão pela sustentabilidade ambiental.
"Isto me ocorreu há muitos anos, motivado pela preocupação com a quantidade de quilos de plásticos flutuantes no mar e nos rios. O que estamos deixando para as gerações futuras? Isso é uma grande contaminação da terra", disse o engenheiro estrutural da empresa Whim Architects.
Knoester, que pediu publicamente perdão à sua filha pelo "desastroso meio ambiente que a futura geração receberá", explicou que "os plásticos presentes nos oceanos não surgem do nada, mas são emitidos pelas cidades", como é o caso de Roterdã e seu grande porto comercial, "que desempenha um papel importante" na situação.
"Muitos desistiram e pensaram que os plásticos que estão no mar já não podem ser recolhidos ou utilizados. Somos os primeiros na Europa a encontrar uma forma de classificar o plástico que acaba na água", comemorou Knoester, neste novo parque localizado no porto de Rijnhaven, em Roterdã.
A urgência para fazer "alguma coisa" que ajude a conter a poluição plástica foi o que levou a colocar sua ideia no papel, a começar a buscar financiamento e pedir as autorizações necessárias ao município: "Assim surgiu este Parque Reciclado", lembrou o arquiteto, apontando para o imenso teto circular e transparente.
O projeto destina-se a melhorar de forma sustentável a vida dos moradores locais, mas também o habitat dos peixes e de outras criaturas aquáticas.
A construção, de 140 metros quadrados, fica muito próxima ao porto, pois era necessário um espaço verde nas áreas urbanas e industriais, além das pequenas cidades, onde os moradores ainda cuidam do local.
Este parque, que inclui áreas verdes flutuantes, ganha destaque graças a um prédio feito de plástico recolhido do mar e tem forma de montanha com três grandes bolas.
Os resíduos coletados também são classificados, reciclados e recebem uma nova função, como a construção de casas verdes ou parques flutuantes.
"Após a classificação, a reciclagem consiste em fazer placas de plástico desses resíduos, que então são usados como uma espécie de blocos de construção. Isso é a base do parque flutuante, leve o suficiente para flutuar e forte o suficiente para suportar massa", detalhou o profissional.
A massa a qual Knoester se refere são os visitantes do parque, que poderão tomar um café ou vinho nos bancos instalados ao lado das áreas verdes, assistir a um show ou até mesmo ser fotografados com os prédios arquitetônicos que caracterizam a parte inferior desta cidade portuária.
Uma vez inaugurado seu primeiro projeto, a ideia deste arquiteto é repetir o parque em outras cidades, como na capital holandesa, Amsterdã, onde sua empresa está perto de fechar um acordo com o município para a instalação de um parque reciclado.
Seu objetivo não de limita apenas às fronteiras da Holanda, uma vez que tem planos confirmados para Charleroi (Bruxelas) e Jacarta (Indonésia), uma das cidades mais afetadas pela invasão dos resíduos plásticos nas águas.
"Quando são informados de que em Roterdã, cerca de 400 mil quilos de plásticos são coletados por ano, (na Indonésia) eles riem pois isso é o que eles veem em uma semana", comentou o arquiteto sobre sua iniciativa.
Em Roterdã, o projeto contou com o apoio da Fundação Recycled Island, Fundação Ambiental Audi e Arquitetos WHIM, entre outros.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.