quarta-feira, 3 de maio de 2017

Brasil ocupa 8º lugar no ranking mundial de Dados Abertos

Brasil ocupa 8º lugar no ranking mundial de Dados Abertos

Últimas Notícias - Notícias

O Brasil subiu quatro posições no ranking mundial de Dados Abertos e agora ocupa a oitava colocação entre as nações analisadas pela organização sem fins lucrativos Open Knowledge Foundation (OKFN). A pesquisa completa pode ser acessada aqui.
O documento analisa várias dimensões e temas relacionados ao meio ambiente, legislação, gastos governamentais, entre outros assuntos. O objetivo é orientar e identificar elementos que possam obstruir o desempenho da administração pública com relação a dados abertos.
De acordo com a publicação, o Brasil obteve 65% dos pontos no balanço geral. As ações do governo receberam nota máxima nos temas: orçamento público, resultados eleitorais, mapas nacionais, estatísticas socioeconômicas, leis em vigor e atividade legislativa. A análise indica, também, a necessidade da publicação de dados públicos em outras áreas, como qualidade da água, localizações e propriedade da terra.
Os dados são abertos quando disponibilizados em formato que pode ser tratado por pessoas e máquinas. No caso do Brasil, a publicação dessas informações está prevista no decreto nº 8.777, de maio de 2016. Atualmente, o Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br) conta com mais de 2.000 conjuntos de dados disponíveis para uso e reuso pela sociedade. Qualquer cidadão pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria.
Além desse ranking, o Brasil alcançou resultados positivos no setor com a implantação do portal dados.gov.br e da Política Brasileira de Dados Abertos, ações do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) para transformar digitalmente o governo brasileiro. Entre os principais estão: 17º posição no mundo no Open Data Barometer, da World Wide Web Foundation (2015); e 24ª posição no mundo e, na América do Sul, na 2ª colocação, na Open Data Inventory (dados abertos estatísticos), organizado por Open Data Watch (2016).
(Agência ABIPTI, com informações do MP)

Fonte: Agência CT&I


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.