quarta-feira, 3 de maio de 2017

Óculos especiais identificam sintomas de praga em folhas de citros

Óculos especiais identificam sintomas de praga em folhas de citros

News - Latest
Óculos facilitam trabalho dos inspetores e reduzem a taxa de erros na identificação da praga - Foto: Embrapa/ Tatiane LiberatoÓculos facilitam trabalho dos inspetores e reduzem a taxa de erros na identificação da praga - Foto: Embrapa/ Tatiane Liberato



















Um par de óculos com lentes revestidas por um filtro especial detecta os sintomas do huanglongbing (HLB), também conhecido como greening, durante a inspeção visual em pomares de citros. A tecnologia, já disponível no mercado, permite ao usuário enxergar o principal traço da doença conhecida como mosqueamento das folhas ou amarelecimento, porque intensifica o contraste entre as cores verde e amarela, características da praga.

Os óculos auxiliam a inspeção visual do greening na citricultura, facilitam o trabalho dos inspetores, reduzem a taxa de erros na identificação da doença e trazem proteção visual ao usuário, porque o dispositivo bloqueia os raios ultravioleta. O filtro de luz atenua majoritariamente a cor verde, levando a percepção de contraste pelo olho humano a ser ainda maior, fator fisiológico que ocorre devido à hipersensibilidade da retina humana à cor verde. Assim, é possível que sejam identificados tons periféricos que não seriam percebidos.

Pelo método tradicional, o greening, considerado a pior doença da citricultura dos últimos tempos, pode ser identificado por meio de inspeção visual por profissionais treinados, mas com altas taxas de falhas. Acredita-se que metade das plantas sintomáticas seja mantida em campo por erros na inspeção, o que permite a proliferação da doença entre as árvores saudáveis.

Desenvolvidos pela Embrapa Instrumentação e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), os Óculos de Inspeção de Greening na Citricultura serão apresentados na 24ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), que ocorre de 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP). A tecnologia, já patenteada, está disponível na Fhocus Optical Solutions, empresa licenciada para fabricação e comercialização dos óculos, sediada em São Carlos (SP).

De acordo com o diretor de Marketing da Fhocus, Clédio Romero Rodriguez, o custo unitário dos óculos está estimado em torno de R$ 200,00, mas deve ser reduzido em função da quantidade adquirida. Acima de 100 peças, a empresa calcula que o valor possa cair para, aproximadamente, R$ 170,00 a unidade. “Nossa expectativa de mercado é bem otimista e temos capacidade produtiva para absorver tranquilamente 500 peças por mês”, afirma.

Rodriguez ressalta que o produto deve se consolidar como uma ferramenta inovadora de trabalho para auxiliar na diminuição da contaminação dos laranjais. Os idealizadores da invenção acreditam que, além do Brasil, a tecnologia poderá ser usada por inspetores em outros países produtores de citros, como Estados Unidos, China, México, Espanha e Índia.

(Agência ABIPTI, com informações da Embrapa)

Fonte: Agência CT&I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.