CES 2018: O que esperar do maior evento de tecnologia do ano
Carla Matsu
05/01/2018 - 12h32
Feira acontece em Las Vegas entre os dias 8 e
12 de janeiro. Evento dá o tom para a próxima geração de dispositivos
que transformarão nossas casas, mobilidade, entretenimento e consumo
Nós do IDG Now! estaremos de perto acompanhando os lançamentos, mas já adiantamos alguns dos principais temas que serão abordados na feira. Espere para ver novos e atualizados representantes na área de carros elétricos e autônomos, televisores chamativos, computadores pessoais conectados e soluções com foco em realidade aumentada. A seguir, nossas apostas do que deve ser visto em meio ao deserto de Nevada.
Casas inteligentes
Há alguns anos a indústria de tecnologia tem apresentado gadgets para integrar a sua casa com o seu smartphone, tendo evoluído de câmeras de segurança para termostatos e campainhas inteligentes a alto falantes ativados por voz, como o Amazon Echo e o Google Home. O tema, assim como na edição anterior, deve dominar a CES neste ano, tendo em vista a popularidade destes dois últimos dispositivos. A Google, inclusive, conta com espaço cativo no evento, algo que não é tradicional à empresa de Mountain View. Um estande dedicado ao Google Assistant no evento dá indícios das ambições da companhia para o seu serviço de assistente pessoal.
A LG já se adiantou e anunciou nesta semana o que lançará na CES 2018: um alto falante batizado de ThinQ, habilitado com o Google Assistente e cuja interface também estará presente nas novas linha de smart TVs com OLED e super UHD. Também esperamos produtos de outros expositores com integração com a Alexa, a assistente do Google e o mais novo colega da categoria, o Bixby, assistente virtual lançado pela Samsung no ano passado.
Mobilidade
Carros ganharam espaço na CES nos últimos anos, apesar de tradicionalmente não serem considerados eletrônicos para o consumidor final. Mas a medida que eles se tornam inteligentes, elétricos e autônomos, marcas como Toyota, Honda e Ford têm sua presença justificada. O CEO da Ford, Jim Hackett, é um dos keynotes de destaque neste ano. Também esperamos companhias de mobilidade com soluções focadas no transporte individual e ecologicamente correto. Pense aqui em skates e scooters elétricas. O futuro da mobilidade certamente tem sido pautado pelos carros autônomos e a edição deste ano deixa claro que está atenta para isso com uma série de keynotes dedicados a mapear os próximos anos da tecnologia. Startups também devem apresentar soluções que tornem a direção autônoma, inteligente, segura e mais acessível.
TVs
As televisões do futuro sempre tiveram um espaço garantido e generoso na CES. Grandes representantes da indústria escolhem a feira para lançar suas melhores e mais finas telas. No ano passado, a Sony nos surpreendeu com a Sony Bravia XBR65A1E. Este ano, a LG anunciou que mostrará sua TV OLED de 88 polegadas que oferece uma impressionante resolução de 8K. Esperamos para ver se a Panasonic, a Samsung, a Sony e outros dos principais fabricantes de TV seguirão o exemplo. Outras expectativas em relação às discussões envolvendo televisores na CES devem atravessar uma disputa de quem entrega a melhor qualidade de imagem: HDR (alto alcance dinâmico na forma de Dolby Vision, HDR10+ e outros formatos) ou HFR (alta taxa de quadros ou taxas de atualização de 240Hz) e a batalha entre OLED vs LCD com pontos quânticos.
Computadores pessoais
A edição deste ano da CES deve reservar algumas manchetes na área da computação pessoal. E neste nicho, um tema deve sobressair: PCs conectados. Em dezembro último, a HP e a ASUS apresentaram laptops alimentados com o Windows 10S e o novo Snapdragon 835. Esses aparelhos também contarão com modems LTE, mostrando uma tendência que aponta que smartphones e laptops se tornarão um só. A exemplo do lançamento do Acer Predator 21 X na CES 2017 - um robusto laptop com tela curva, duas placas GeForce GTX 1080, disco rígido de 1 TB e que custa US$ 9 mil, esperamos também um PC, digamos, monstruoso.
Realidade Aumentada
Apesar das fortes apostas da indústria em dispositivos de realidade virtual nos últimos cinco anos, a tecnologia ainda não se popularizou da forma esperada. Mas nem por isso dispositivos e soluções para o nicho deixaram de aquecer o mercado. Neste ano, a realidade virtual deve manter os visitantes da CES boquiabertos e com certo torcicolo, há keynotes dedicados ao tema e a expectativa é que a Lenovo, que conseguiu aprovação da FCC para um novo headset, apresente algo na CES. Há também a possibilidade do Google Daydream ter um grande destaque na feira.
Mas a aposta deste ano parece reservar mais luz à realidade aumentada, com a indústria e suas diferentes verticais encontrando um propósito mais certeiro na tecnologia. Em um passado recente, tivemos a febre do Pokemon Go, a Apple lançou seu kit de AR para desenvolvedores, sem falar na ascensão da visão computacional em smartphones e aplicativos como o Instagram, Facebook e Snapchat que têm conquistado a disposição de seus usuários para acrescentar filtros animados dos mais variados tipos.
Fonte: IDGNow!
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